Pensamentos obsessivos: o que são e como evitá-los!

03/11/2017

A mente do ser humano é poderosa, afinal, através de seu bom funcionamento, podemos desfrutar de uma vida saudável.  Mas, isso em situações nas quais conseguimos controlá-la.

 

E quando acontece ao contrário? Você já deve ter ouvido falar em pensamentos obsessivos, e é sobre isso que vamos discutir aqui.

 

Os pensamentos obsessivos atrapalham o seu desenvolvimento e a sua rotina? Ou atrapalham a rotina de alguém que você quer ajudar? De qualquer forma, confira tudo o que você precisa saber pra começar a solucionar esse problema.

 

 

O que são pensamentos obsessivos?

 

Os pensamentos obsessivos são aqueles que chegam em nossa mente e não saem mais, mas isso não é uma coisa repentina, eles são desencadeados por algum sentimento que pode estar incomodando, como nervosismo ou ansiedade em relação a algum compromisso, uma situação passada, etc.

 

Por que são obsessivos?

 

Porque simplesmente eles não saem da cabeça da pessoa. Quando alguém pensa na mesma coisa, todos os dias, e se torna incapaz de se preocupar mais com outras, isso caracteriza um estado obsessivo.

 

Metas x Pensamentos obsessivos

 

Existe outra forma de desencadear pensamentos obsessivos também. Quando temos um objetivo, às vezes ficamos tão focados que isso se desenvolve e acaba virando uma obsessão.

Foco jamais deve ser confundido com obsessão! Isso porque estar focado em alguma coisa é saudável, já o pensamento obsessivo é caracterizado como um transtorno.

 

Obstáculos inexistentes

 

 

Quando o pensamento obsessivo existe, ele nem sempre impulsiona a pessoa em direção ao que ela quer, e pelo que é obcecada. Isso porque, quando pensamos demais em algo, acabamos vendo obstáculos onde, na realidade, eles nem existem.

 

 

Pensamentos obsessivos: número de casos

 

Em casos mais graves, os pensamentos obsessivos desenvolvem uma doença chamada TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo). Nessa situação, o indivíduo fica preso a rituais que não se acabam. Um exemplo disso é quando a pessoa fica horas no banho ou lavando as mãos compulsivamente porque acha que elas não estão limpas o suficiente.

 

Quando o pensamento obsessivo se desenvolve, ele desencadeia o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) que afeta a vida de mais pessoas do que imaginamos.

Dados informam que somente até o ano de 2014, já eram 4 milhões de brasileiros atingidos por esse problema.

 

O que é o TOC?

 

Sabe quando o indivíduo precisa verificar por várias vezes, se a porta está fechada ou, não gosta de encostar em nada depois que já tomou banho? Ou ainda repete processos, e só consegue relaxar depois disso? É assim que podemos definir o TOC, ele é caracterizado por rituais.

Há casos de pessoas que já perderam seus empregos ou compromissos porque simplesmente, não conseguiram lidar com o fato de não realizarem seus rituais. Em casos graves, as pessoas perdem horas se dedicando a esses rituais e não conseguem se desprender, portanto, deixam as responsabilidades de lado. 

 

Como evitar os pensamentos obsessivos?

 

Para lidar com pensamentos obsessivos, é possível que a pessoa tente vencer pela insistência. Algumas conseguem praticar o “não pensar” naquilo pelo que elas têm obsessão, até que o pensamento vai desaparecendo aos poucos, e deixa de incomodá-las.

Mas, em casos nos quais o pensamento obsessivo já tomou conta da vida da pessoa, e desencadeou um TOC, por exemplo, vale a pena procurar ajuda profissional. Psicólogos lidam todos os dias com pacientes que sofrem desse transtorno, por isso, sabem exatamente como ajudá-los. 

 

Leia também "Como Controlar a M-O-C (Mente Obsessiva Compulsiva), na Visão da Física Quântica", saiba mais sobre TOC e aprenda como dominar seus pensamentos.

 

Atitudes do dia a dia

 

Algumas pessoas conseguem vencer sozinhas o pensamento obsessivo. Mas, para isso, é preciso a prática diária de algumas atitudes como:

 

* Se distrair. Ao perceber que está pensando na mesma coisa toda hora, procure fazer algo que desvie sua atenção. Leia um livro, saia para uma caminhada, cante, dance, ouça uma música de sua preferência. Qualquer coisa.

 

* Meditar. Se você é cético, pode parecer que essa prática não vai te livrar do pensamento obsessivo, mas a ideia da meditação é que, por alguns minutos, você não pense em nada e relaxe o organismo. Busque manter sua mente livre de pensamentos. Você vai conseguir fazer isso por apenas alguns segundos, que já irão ajudar muito. E a prática constante vai fazer com que seja cada vez mais fácil focar sua atenção.

 

* Compreender sua obsessão. O conhecimento é a melhor forma de pensar em uma alternativa para livrar sua mente de pensamentos obsessivos. Quanto mais você se conhecer, mais terá facilidade para pensar numa solução.

 

* Falar sobre o assunto. Há quem não se sinta à vontade, mas falar sobre o que aflige sua mente pode ser a saída, mesmo porque outras pessoas podem propor soluções para o seu problema. Quando você está em "meio ao furacão", fica mais difícil achar a saída, mas quem vê o problema de fora, além de outro posicionamento sobre os fatos, pode ter uma visão mais abrangente e mostrar que a tempestade pode estar em um copo d'água.

 

* Evite situações de estresse. Pensamentos obsessivos podem também ser causados por uma rotina estressante, que faz com que a pessoa não tenha qualidade de vida. Por isso, busque se atentar para isso, talvez seja a principal causa do problema. Organize sua agenda para que ela tenha um espaço para VOCÊ. Fazer alguma atividade prazerosa, de seu gosto e interesse. Não focar toda a sua energia em situações problemáticas. Respirar profundamente, oxigenando seu cérebro, antes de qualquer tomada de decisão.

 

* Fazer um diário. Isso mesmo, escrever sobre o seu dia a dia. Às vezes, é escrevendo que a pessoa consegue se desprender do mundo ao seu redor, e, assim, evitar os pensamentos obsessivos.

 

Se você quer ajudar alguém que sofre com pensamentos obsessivos, ou este seja um mal que o aflige e deseja lutar contra isso, aqui estão algumas dicas que podem ajudar. Siga e busque viver em plenitude! 

 

Nossa vida é o maior presente que alguém poderia nos dar. Esse alguém foi Deus, nosso criador, o SEU criador, como preferir.

 

Assista o treinamento Ho'oponopono - Conexão com o Divino, ferramente de limpeza de memórias do passado. 5 horas intensas que vão transformar sua vida!

 

 Um beijo, com carinho!

 

Elainne Ourives

Treinadora Mental e Reprogramadora de DNA

Criadora da Técnica Hertz - Reprogramação da Frequência Vibracional

www.holococriacao.com.br

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

VOCÊ SABE DETECTAR QUAIS OS SINTOMAS DAS SUAS EMOÇÕES?

1/10
Please reload

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle